QUEM SOMOS         PROJETOS          EQUIPE        VOLUNTÁRIO         CONTATO       NASA TV       D-STAR       RETORNAR

ARISS - AMATEUR RADIO ON THE INTERNATIONAL SPACE STATION

É um programa educacional internacional criado pela NASA com o objetivo de inspirar alunos, a nível mundial, a seguirem as carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de comunicações com astronautas no espaço usando estação de radioamador. O ponto mais interessante desse programa é a oportunidade de comunicação de estudantes escolas em qualquer lugar do Brasil, com os astronautas a bordo da ISS – International Space Station (Estação Espacial Internacional). O programa ARISS permite que alunos possam aprender sobre a vida a bordo da ISS International Space Station e sobre a exploração do espaço, com atividades ligadas a ciência e matemática.

 

                            Astronauta Bill McArthur falando do espaço através da estação de radioamador a bordo da ISS,

                            com alunos da Escola Elementar Lougheed, Calgary no Canada. Foto: NASA

 

 

COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

Durante aproximadamente 10 minutos, tempo em que é possível um contato direto com a estação espacial utilizando uma estação de radioamador enquanto a ISS sobrevoa a determinada localidade da terra, os alunos poderão fazer perguntas sobre diversas áreas científicas.

Caso a escola não tenha uma estação de radioamador, a equipe do ARISS Brasil providenciará todos os equipamentos de rádio necessários para prover o contato com a ISS. A escola não terá nenhum custo, pois as atividades desenvolvidas pelo programa ARISS são de cunho científico e realizado por voluntário.

O Programa ARISS proporciona oportunidade a comunidade escolar (alunos, professores, famílias e moradores locais) de se conscientizar dos benefícios substanciais dos vôos espaciais tripulados, as explorações espaciais e as suas descobertas. Como valor agregado, há também a oportunidade de se aprender sobre tecnologia em geral e radioamador.

 

                      Membro Voluntário do ARISS Bob McCown ajustando a antena instalada na escola Bowie para permitir

                      o contato dos estudantes com os astronautas a bordo da ISS. Foto: Goddard Amateur Radio Club

 

Reportagem da TVE gravada no Clube Militar da Lagoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


2010 -  AMRASE - Todos os Direiitos Reservado